O uso de rastreador de caminhão tem se tornado cada vez mais presente na frota brasileira. Devido à alta taxa de furtos, roubos e sequestros de caminhão, muitas agências adotam o uso deste equipamento. Este dispositivo visam monitorar constantemente o trajeto percorrido pelo veículo. Desta forma, a segurança do motorista e a carga são vigiados a cada passo.

Além disso, o rastreador de caminhão tem importante aspecto na logística das empresas. Estando por dentro de todas as informações da viagem, a empresa consegue se planejar melhor para oferecer serviços de melhor qualidade e com maior eficiência. Portanto, confira neste post as 5 principais vantagens de usar um rastreador de caminhão na sua frota de veículos.

Vantagens do rastreador de caminhão

  1. Monitoramento em tempo real

A habilidade de monitorar o caminhão em tempo real é o grande diferencial do rastreador de caminhão atual. Com ele, todo o percurso, bem como os pontos de paradas são armazenados pelo sistema. Isso possibilita o acompanhamento simultâneo da empresa, o que garante segurança e um melhor serviço prestado a partir dos dados obtidos.

A chamada cerca eletrônica é um conceito bem utilizado no rastreamento de caminhão. Este procedimento é acionado toda vez que o veículo sai da rota programada. Logo, pode ser que alguma ocorrência tenha acontecido e as providências podem ser tomadas imediatamente. Neste sistema, o motorista não precisa avisar a empresa, mas sim o rastreador emite um sinal automaticamente à central de controle.

Outra vantagem é o monitoramento da jornada de trabalho, pois alguns rastreadores possuem leitor biométrico. Desta forma, o motorista é identificado, o que auxilia a empresa a não deixa-lo trabalhar de modo sobrecarregado. Ainda, o monitoramento em tempo real das entregas é um ótimo benefício. Assim, a empresa consegue saber se o produto já foi entregue em um determinado local.

  1. Equipamento e sistema de baixo custo

Antigamente o rastreador de caminhão era um item caro a ser adquirido. Entretanto, é bem acessível nos dias atuais. Vale a pena um investimento inicial para se ter um retorno profissional e financeiro adiante. O rastreamento utiliza-se de um pequeno dispositivo instalado no caminhão, de peso leve, sem interferir em qualquer condição de direção.

Outro ponto importante é que o uso de rastreadores pode tornar o seguro do caminhão mais barato. Isso ocorre pelo fato do caminhão já ter um dispositivo de proteção instalado, o que confere mais um fator de segurança ao veículo. Devido ao alto preço de combustíveis e pedágios, o rastreador de caminhão é um item muito importante a ser avaliado na questão da economia.

  1. Segurança reforçada

Ocorrências criminosas contra caminhões nas estradas são bem comuns. Eles carregam cargas contendo produtos de quantia valiosa e são constantes alvos de bandidos. Neste sentido, o rastreador de caminhão ajuda a proteger o motorista de roubos e sequestros. Ainda, os casos de furtos podem ser também inibidos. Caso ocorra, a recuperação do veículo torna-se mais eficiente.

Com o monitoramento em tempo real, o motorista pode avisar a empresa caso perceba que esteja em perigo. Desta forma, a segurança é acionada e se locomove ao local exato do caminhão. Este mecanismo proporciona agilidade na proteção e inibe a ação de criminosos.

  1. Logística e planejamento

O acompanhamento dos caminhões, assim como os relatórios oriundos de seus trajetos, podem fornecer informações importantes para a empresa. Os dados das rotas permitem que a empresa aprimore os seus serviços. Por exemplo, é possível verificar o tempo em certos trechos da viagem, o tempo parado, bem como possíveis atrasos na entrega.

Com toda esta informação, a empresa consegue comparar a eficiência nas rotas e nos caminhões utilizados. Logo, o planejamento de entregas e o dinheiro para combustível e pedágios podem ser melhor utilizados.

  1. Serviço do caminhoneiro

Sabendo que há um sistema de monitoramento em tempo real, o motorista do caminhão sente-se mais seguro e confortável para conduzir o seu trabalho. Com o rastreador de caminhão à bordo, sua jornada de serviço será mais saudável e a carga permanecerá mais protegida.

Além disso, o motorista sabe que a empresa está cuidando de diversos aspectos de sua viagem. Isso possibilita não só o melhor desempenho do profissional, mas também que toda a logística da empresa flua de maneira melhor. Com isso, os negócios trazem frutos positivos e a empresa tem a oportunidade de crescimento.

Portanto, avalie as vantagens do rastreador e decida se comprar um rastreador de caminhão é uma ótima opção. Confira os modelos disponíveis e converse com quem já tem um dispositivo de rastreamento. Leve segurança, logística e eficiência à sua frota de caminhões!