Um dado muito preocupante e assustador tem assolado as pessoas: o alto índice de roubo de carro por todo o país. Isso tanto nas capitais, como também no interior e litoral. Esses dados servem como um verdadeiro alerta para que se tome maiores medidas de segurança por parte dos proprietários, como colocar um rastreador, por exemplo. Há regiões do Brasil com maior índice de roubo de veículos do que outras.

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Seguros (CNSeg), no ano de 2015, por exemplo, um número aproximado de 57 veículos foram roubados a cada hora, totalizando mais de 1300 carros roubados todos os dias. Esse dado reforça ainda mais a necessidade de instalação de um sistema de rastreador veicular.

Abordaremos nesse artigo as regiões do Brasil com maior índice de roubo de carro.

Regiões do Brasil com maior índice de roubo de carro

O território brasileiro é divido em regiões, como já se sabe. Mais especificamente falando, ele é dividido em 5 territórios:

  • Sudeste;
  • Nordeste;
  • Norte;
  • Centro-oeste;
  • Sul.

Pode-se afirmar com um certo grau de segurança que a região Sudeste é aquela que apresenta o maior índice de roubos e também de furtos de veículos em todo o país, de acordo com os dados divulgados por uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Logo em seguida, desponta a região Norte, Nordeste, a região Centro-Oeste e por fim a sul.

Os estados que apresentam o maior número de carros roubados são:

  • Goiás

A cada 100 mil veículos, por volta de 798 são roubados. Na contagem absoluta, foram aproximadamente 28.294 carros.

  • Rio de Janeiro

Conforme o enunciado pelo levantamento da FBSP, um número que ultrapassa 775 carros roubados por todo o estado do Rio de Janeiro no ano de 2015.

  • São Paulo

A cosmopolita e gigantesca São Paulo desponta em quarto lugar dessa lista. Ela registrou por volta de 711 casos de roubo. Contudo, conforme afirmam dados oficiais, em todo o estado de São Paulo, houve 190 mil denúncias de roubo e furto de veículos. Isso faz de São Paulo o estado campeão desse ranking.

  • Distrito Federal

A despeito de uma diminuição significativa nos índices de roubos e furtos, o Distrito Federal possui uma taxa enorme de roubos e furtos de carros. Em comparação com os demais estados, sua taxa de furtos e roubos de automóveis é de 684,9.

O que pode se fazer para evitar o roubo e furto de carro?

Há diversas saídas para evitar ao máximo a ocorrência de roubo e furto de veículos. Entre elas, podemos citar alguns cuidados pessoais com o automóvel e a contratação de um seguro. Mas além desses elementos, outro item crucial é a implementação de um rastreador.

Com um rastreador, é possível saber exatamente a localização do mesmo, minuto a minuto.

Cuidados nas regiões do Brasil com o maior índice de roubo de carro

Todo cuidado é pouco quando se trata das regiões do Brasil com o maior índice de roubo de carros. É importante adotar medidas de segurança para assegurar que seu carro não seja roubado ou, caso seja, possa ser recuperado mais facilmente.