O rastreador veicular vem sendo uma das peças mais importantes no combate a criminalidade. Isso porque permite que os donos dos automóveis possam localizá-los após algum assalto. Com isso, mesmo que os números referentes a roubos de carros aumentem constantemente, o proprietário de um rastreador veicular pode ficar tranquilo.

Na realidade em que vivemos em nosso país, infelizmente os donos de automóveis são alvos de criminosos que planejam roubo de carros. Sozinhos não temos muito o que fazer contra isso, pois esse cenário dificilmente será mudado.  Entretanto, nós podemos fazer algo para garantir a segurança do nosso automóvel.

A eficiência do rastreador veicular

Instalar um rastreador veicular em seu carro garante que, mesmo sofrendo um assalto, você possa recuperar seu automóvel, pois esse sistema permite que você tenha a localização exata do seu veículo e assim, a central de segurança e monitoramento, juntamente com a polícia podem agir para que você recupere aquilo que é seu.

Mesmo sendo extremamente eficaz naquilo que se propõe, muitos motoristas ainda ficam “com o pé atrás” na hora de instalar um rastreador veicular. Isso acontece pela falta de informação adequada. Muitas pessoas que nunca tiveram esse serviço tiram conclusões precipitadas sobre ele. Nessa hora criam-se mitos sobre o uso de rastreador veicular.

Principais mitos sobre rastreador veicular

1 – Eu posso instalar o rastreador veicular sozinho?

Você não deve instalar o rastreador veicular sozinho. Essa peça tem ligação direta no circuito elétrico do seu carro e somente um profissional especializado deve ser o responsável pela instalação. Acontece que hoje com a internet você pode encontrar tutoriais que prometem te ensinar, entretanto isso não é recomendável.

Qualquer tipo de instalação feita no seu veículo, que tenha ligação com muitas peças ou circuitos do seu carro, não devem ser feitas por leigos. Uma peça instalada em local errado ou uma mudança de fios e cabos podem prejudicar o seu veículo e causar complicações no futuro, atrapalhando até a eficiência do próprio rastreador.

2 – O rastreador veicular irá diminuir o desempenho e potência do meu carro?

Não, o rastreador não atrapalha o desempenho do seu carro. Esse mito foi criado justamente por existirem pessoas que se arriscam a instalar os rastreadores sozinhas e acabam danificando algum componente do automóvel nesse momento. Por isso, logo depois de instalado o carro começa a sofrer perca de potência e desempenho.

Se o aparelho  for instalado por um profissional especializado, você certamente não terá nenhum problema de perca de potência no seu carro. Por isso esse trabalho deve ser feito por profissionais. Não tente fazer isso sozinho, ou com auxílio de tutoriais, pois qualquer erro cometido pode prejudicar o seu automóvel.

3 – O rastreador veicular é só um GPS?

O rastreador veicular tem diversas funções além de fornecer a localização exata do seu veículo. Essa função é a principal desse aparelho e somente ela poderia desempenhar aquilo que você precisa para a segurança do seu carro. Entretanto, o rastreador pode ainda fornecer o controle do combustível, velocidade alcançada, entre outras informações acerca do desempenho do seu veículo.