Com o crescente número de assaltos a carros em nosso país, os motoristas buscam por soluções que possam garantir a segurança do seu automóvel. Com isso, cresce no mercado a procura por rastreadores e bloqueadores veiculares. Esses dois serviços ajudam os donos dos veículos a terem um pouco mais de segurança pois aumenta a chance de recuperarem o seu bem.

Dificilmente o número de roubos e furtos a automóveis irá diminuir no Brasil. Combater a criminalidade parece algo impossível de se fazer sozinho. Só resta então, aos donos de carros, buscarem alternativas para proteger a sua propriedade. Nessa hora os bloqueadores e rastreadores veiculares surgem como opções eficientes.

Você sabe a diferença entre bloqueador e rastreador veicular?

Mesmo sendo parecidos, os bloqueadores veiculares são diferentes dos rastreadores veiculares. Cada um apresenta uma forma diferente de resolver o problema e ambos apresentam vantagens e desvantagens. Por isso, resta ao motorista, analisar bem o cenário, e escolher aquele que lhe parecer mais confiável.

Os próprios nomes dos sistemas já dão uma pista de como eles funcionam. Enquanto um deles pode rastrear o seu veículo, o outro consegue bloquear o movimento do seu automóvel, impedindo que ele continue em movimento. Vamos agora explicar um pouco melhor o funcionamento de cada um deles e logo depois apresentar as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Como funciona um bloqueador veicular?

Você acaba de ter seu carro roubado, porém seu automóvel conta com um bloqueador veicular. Nessa mesma hora, você faz contato com a central de segurança do seu bloqueador, que poderá impedir que seu veículo continue em movimento. Seu carro será literalmente bloqueado de continuar a se mover.

Os bloqueadores veiculares agem de duas formas diferentes, a primeira delas é impedindo a partida do seu automóvel. Ou seja, caso a pessoa que roubou o seu carro tenha parado em algum local e seu veículo encontra-se desligado, ela não conseguirá ligar novamente pois o sistema de partida estará bloqueado.

A outra forma é agir direto no combustível, impedindo que ele continue circulando em seu veículo. Assim, de uma hora para outra o carro irá parar, pois, por mais que tanque de combustível esteja cheio, a central de segurança impede que ele possa agir, como se seu automóvel não tivesse mais combustível.

Vantagens do bloqueador veicular

Pode ser ativado rapidamente

Impede que seu carro chegue a muito longe

Bloqueia qualquer ação de fuga dos bandidos

Desvantagens do bloqueador veicular

Uma instalação errada pode prejudicar o sistema elétrico do seu veículo

Como funciona um rastreador veicular?

Um rastreador veicular funciona como um GPS, podendo localizar com exatidão o seu veículo. Além disso, esse sistema oferece outras informações importantes a você, como por exemplo, velocidade em que o carro está se locomovendo e quanto combustível ainda há no tanque.

Ao ser roubado, você deve entrar em contato imediatamente com a central de segurança que fará contato junto a polícia para que juntos encontrem a melhor maneira de recuperar o seu veículo. Por ter informações precisas como velocidade e quantidade de combustível, além do local exato onde o carro se encontra, é possível pensar na melhor estratégia para recuperar o automóvel.

Vantagens do rastreador veicular

Oferece dados mais completos que auxiliem a polícia na recuperação do carro

Fornece informações adicionais como velocidade do veículo e quantidade de combustível

Desvantagens do rastreador veicular

Não pode impedir que o veículo continue em movimento.