O rastreador de veículos é um dispositivo de segurança muito útil. Com ele, é possível rastrear o veículo em tempo real, 24h por dia. Caso você tenha adquirido um desses equipamentos tecnológicos, aprenda aqui como instalar rastreador veicular.

Por meio de um sistema de antenas de celular e/ou GPS, o rastreador emite sinais da localização geográfica do veículo. Estes dados chegam a uma central de controle, a qual realiza o monitoramento e proteção do veículo. Certas empresas possuem serviço de instalação, mediante taxa de pagamento ou não.

Caso você queira instalar rastreador veicular, acompanhe neste post o passo a passo. Confira as informações e dicas para obter uma instalação de sucesso. Para maiores dúvidas, entre em contato com o fornecedor do rastreador. Instalar corretamente o equipamento é essencial para a máxima qualidade do serviço de monitoramento.

Primeiros passos para instalar rastreador veicular

Primeiramente, leia atentamente o manual de instalação. Verifique todos os componentes que vieram na caixa com o kit do rastreador. Normalmente há um módulo de rastreador, o qual irá conectado às antenas e está sinalizado com os respectivos leds.

Ainda, há o chicote de instalação, onde é ligado a alimentação do rastreador e acaba por comandar o bloqueio do veículo. O relé faz o bloqueio da bomba de combustível, interrompendo a ignição do veículo. Outros equipamentos cruciais são as antenas de celular (GSM) e/ou GPS (Global Position System), os quais enviam a localização geográfica do veículo.

Começando a instalação: as antenas

Para iniciar a instalação, realize o posicionamento das antenas. Deixe-as com a parte arredondada para cima. Adicionalmente, mantenha uma antena distante da outra a fim de evitar interferência.

Dê preferência por posicioná-las abaixo do painel, pois assim não ficam próximas a materiais metálicos que podem atrapalhar a recepção do sinal. Utilize uma fita dupla face para facilitar a adesão das antenas. A melhor posição é colocar uma antena no painel embaixo do volante e a outra antena embaixo do guarda luvas.

Então, conecte os fios de alimentação do módulo também no chicote de alimentação. São 3 fios principais. O primeiro é o negativo, o qual não deve possuir voltagem quando testado por um voltímetro. Este fio deve ir conectado a um parafuso com um fio terra. O fio positivo deve ser conectado a um fio mais grosso do chicote de alimentação, o qual contém 12 V.

Já o fio pós-chave só contém energia quando o carro está ligado. Nos casos de rastreador que possui sistema de bloqueio, também é necessário instalar o fio branco junto ao chicote de alimentação.

Instalando o relé na bomba de combustível

O relé deve ser ligado no fio branco do módulo do rastreador e no pós-chave. Os outros fios são os fios do corte de combustível, onde será interrompido o fio da bomba de combustível, ligando estes 2 um no outro.

Em alguns carros a bomba do combustível fica embaixo do banco traseiro, enquanto em outros está localizada no porta-malas. Localize a bomba e interrompa o fio da bomba com o relé. Tome cuidado para não cortar o fio que mede o nível de combustível do tanque!

Depois de todos os fios conectados, fixe bem o relé para que ele não se mova e desgaste a conexão.

Finalizando a instalação do rastreador de veículo

Alguns sistemas também vêm com o botão de pânico, o qual envia um SMS para a central de controle quando acionado. Recomenda-se colocá-lo em um local escondido, mas que seja de fácil acesso ao motorista. Por exemplo, fixe o botão de pânico ao lado do volante com uma fita dupla face. O fio do botão de pânico também deve ser ligado no chicote de alimentação do veículo.

Então, ligue o carro e espere o rastreador localizar o veículo. O primeiro rastreamento pode demorar cerca de 5 minutos. Aguarde as devidas luzes do módulo serem acesas e certifique-se que o monitoramento está ocorrendo de modo correto.

Caso o seu serviço de rastreamento possa ser acessado pelo computador, faça esse teste. Entre no dispositivo de monitoramento e confirme que o rastreador foi instalado com sucesso. Cabe destacar que algumas empresas facilitam o acesso ao monitoramento, pois disponibilizam este serviço via smartphones e tablets.

Mais uma vez, caso tenha dúvidas sobre como instalar rastreador veicular, entre em contato com a empresa fornecedora. Você ainda pode solicitar um serviço técnico para que a qualidade do monitoramento seja excelente.

Mantenha sua segurança com um rastreador bem instalado!

Conheça também 7 vantagens do rastreador veicular, que vão além do monitoramento.