Vivemos em um mundo globalizado. Atualmente utilizamos GPS para nos locomovermos, mandamos localização e podemos rastrear pessoas e aparelhos eletrônicos. Neste post te mostraremos o porquê deveríamos utilizar aparelhos de rastreamento em caminhões e frotas? Confira:

 

Rastreador para caminhões, o que é?

O rastreador para caminhões é uma das formas de controlar como o serviço está sendo oferecido e qual a agilidade ele tem apresentado. Através do rastreador é possível acompanhar o embarque, trajeto e velocidade do veículo durante o percurso.

Além do ganho em relação ao serviço, o rastreador para caminhões, oferece também, a segurança em relação ao patrimônio. Em casos de furtos é possível utilizá-lo para localizar o veículo e recuperá-lo.

Como funciona?

O rastreador para caminhões funciona através do GPS ou por sinal de rádio. Ao ser instalado no veículo ele capta sinais de satélite e envia para a central, via satélite, rádio ou internet, que pode consultar as informações em tempo real através da internet.

O rastreador para caminhões capta informações com dados de localização, direção, velocidade, combustível, temperatura do motor, fechamento das portas e é possível controlar o funcionamento do caminhão. Assim, além de controlar a agilidade do serviço e a localização do caminhão, ele oferece uma maior segurança ao motorista e controla a velocidade máxima que ele poderá atingir.

 

Como instalar?

 A instalação do rastreador para caminhões envolve conhecimentos sobre a parte elétrica do veículo, os fios de comunicação são conectados ao sistema elétrico do caminhão. Este serviço de instalação é geralmente oferecido pela operadora de rastreador contratada.

 

Quais as vantagens?

 Ao utilizar o rastreador para caminhões é possível controlar diversas informações sobre o veículo, informações cruciais que auxiliam no transporte feito por rodovias no país.

Além dos benefícios já citados, existe também é possibilidade de recuperar o veículo (e algumas vezes a carga) em casos de furtos. Oferece uma maior segurança para a viagem, uma vez em que ela é monitorada em tempo real; controle de direção que apresente riscos, seja por excesso de velocidade ou por não parar para descansar quando necessário; o valor do seguro do veículo pode ser reduzido a partir do uso do rastreador para caminhões; utilização do rastreador como prova em casos que possam ser necessários comprovar a localização do veículo; e um maior controle de manutenção e revisão do caminhão.

Rastreador para frotas

O rastreador é um facilitador na gestão de frotas. Através dele é possível acompanhar todos os veículos simultanêamente e verificar os casos que podem ser melhorados.

O rastreador para caminhões, quando utilizado em frotas, tem a capacidade de diminuir despesas de forma maior, uma vez que é possível verificar combustível, trajeto, tempo, todos os dados de forma remota e ainda adequá-los para um melhor desempenho e conforto do motorista.

Utilizar o rastreador para caminhões contribui positivamente para empresa, funcionário, consumidor e veículo.

Fornece uma maior segurança para quem viaja por longos períodos e distâncias; gera uma relação custo X benefício melhor para o empresário a partir do monitoramente e análise realizados; existe a possibilidade de diminuir custos na produção/entrega do produto, tendo o valor alterado para o consumidor final; e controla o veículo em sua localização e performance, podendo detectar possível falhas mecânicas com antecedência.