Com as estatísticas de crimes contra veículos aumentando a cada ano, é fundamental ter um rastreador para carro. Talvez ainda paire no ar algumas dúvidas de como os rastreadores funcionam, mas o acesso a essas informações é bem mais simples hoje em dia.

O que é o rastreador de veículos?

O rastreador para carro é um aparelho que indica a localização do veículo onde ele estiver. E para isso o veículo não precisa estar ligado ou circulando. O rastreador informa o paradeiro do veículo para possibilitar a sua recuperação pelas autoridades ou pela seguradora.

Como funciona o rastreador para carro?

Os rastreadores para carro atuais funcionam de 2 maneiras diferentes. Ambas as tecnologias são eficazes e garantem um alto índice de localização e recuperação de automóveis. Há opções de rastreadores para carro por radiofrequência e há opções de rastreadores por GPS. A primeira tecnologia disponível para o rastreador de seu carro é radiofrequência.

  • Rastreadores via radiofrequência:

Utilizam um sistema de antenas que são capazes de se comunicar entre si e com o rastreador do veículo. É mais preciso que o sistema por GPS, porém depende de uma maior estrutura para seu funcionamento. Sua localização é tão precisa que é capaz de apontar o veículo até em ambientes fechados, como prédios e garagens subterrâneas. Esse sistema geralmente responde muito bem dentro da sua área de cobertura, mas a precisão cai quando vai se afastando de seu maior centro de cobertura por antenas.

  • Rastreadores via GPS

O rastreador para carro por GPS tem precisão menor que a radiofrequência, mas possui cobertura muito maior. Seu funcionamento através de satélites e antenas de telefonia garante uma posição geográfica precisa o suficiente para a localização do automóvel com uma margem de alguns metros.  O rastreador por GPS tem a vantagem de ter um alcance bem maior que a radiofrequência e seu funcionamento fora da região da área de cobertura ser perfeitamente satisfatório.

Quais os benefícios de se ter um rastreador para carro?

Certamente o grande benefício de se ter um rastreador automotivo é poder localizar o seu veículo de forma rápida e segura. A localização do carro pode ser útil para se certificar que está tudo bem quando emprestar o carro para um filho, por exemplo. Hoje em dia, a maioria dos aplicativos rastreadores tem versões móveis para o proprietário conferir na palma da mão o paradeiro de seu carro.

Os rastreadores de veículo geralmente se utilizam da mesma tecnologia de comunicação, seja ela satélite ou radiofrequência, para incluir um bloqueador veicular. Isso representa um grande avanço na recuperação do carro, bastando a operadora do serviço de rastreamento emitir um sinal e o carro é desligado. Ao receber o sinal pelo rastreador para carro, o veículo para e não permite que nenhuma tentativa para religar o carro seja bem-sucedida.

Qual é o melhor lugar para instalar o rastreador?

Há uma recomendação contra a instalação do rastreador em um local específico. Os especialistas recomendam variar a aplicação do rastreador de carro em cada veículo, para não criar um local muito visado.

Outra dica muito importante a ser seguida é que a instalação seja feita somente por profissionais capacitados. Por mais tentador que possa lhe parecer, economizar uns trocados na instalação do rastreador para carro não é nada confiável. Tanto a instalação caseira feita pelo próprio dono do veículo quanto a instalação feita por um “entendido” devem ser evitadas a todo custo.

A instalação malfeita pode resultar no mal funcionamento do rastreador para carro, ou ainda a captação do sinal por pessoas mal-intencionadas, comprometendo a segurança do seu veículo. Portanto, procure os rastreadores de boa qualidade, que sejam oferecidos por empresas de segurança e com reputação já no mercado. Opções de qualidade não faltam, basta ter em mente que é a segurança de seu carro e sua segurança pessoal que estão em jogo.